Dentre os tipos de jogos educativos, os jogos de formas geométricas se destacam. Através deles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos. Os jogos com regras são importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico, pois a aplicação sistemática das mesmas encaminha a deduções. São mais adequados para o desenvolvimento de habilidades de pensamento do que para o trabalho com algum conteúdo específico. As regras e os procedimentos devem ser apresentados aos jogadores antes da partida e preestabelecer os limites e possibilidades de ação de cada jogador. A responsabilidade de cumprir normas e zelar pelo seu cumprimento encoraja o desenvolvimento da iniciativa, da mente alerta e da confiança em dizer honestamente o que pensa. Os jogos estão em correspondência direta com o pensamento matemático.
Temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de normas e novos conhecimentos (resultados).
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:
- conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais
- o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado
- existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites
- durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor
- não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta
- o aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.
Mas devemos, também, ter alguns cuidados ao escolher os jogos a serem aplicados:
- não tornar o jogo algo obrigatório
- escolher jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias
- utilizar atividades que envolvam dois ou mais alunos, para oportunizar a interação social
- estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada
- trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la
- estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando).
Eis algumas variedades de jogos que envolvem figuras geométricas:
-> Coordenação motora (montar e desmontar)
-> Pensamento lógico, raciocínio.
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